quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gerencie seu Equilíbrio

Uma lição de Equilíbrio
Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.

Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.

Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
Sim, infelizmente é sempre assim.
E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
Sim, sempre sou.
Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cuidado para não virar um MALA.


Pare de reclamar dos chatos, senão, em pouco tempo, você se tornará um. Por mais absurdo que possa parecer, até os insuportáveis têm algum ponto positivo. Esforce-se para descobrir e explorá-lo


Jamais perca a cabeça. Seja mais paciente e tolerante com as pessoas ao seu redor. É a melhor forma de conseguir a colaboração de todos.


Não tente transformar ninguém. Tente, isso sim, mudar suas atitudes diante de gente problemática. Ao reagir de outra forma, ele também vai tratar você de maneira diferente.


Não se deixe envolver e não entre para o time dos insuportáveis. Lembre-se: você é feliz. Eles é que não são

terça-feira, 17 de março de 2009

Notícias e Informação

Aqui pode manter a sua carreira actualizada e conhecer os factos reais, no momento certo. Consulte as nossas notícias e não deixe fugir a oportunidade ideal para o sucesso da sua carreira.

Encare a sua empresa como um jogo de voleibol

Já pensou que gerir uma carreira pode ser semelhante ao voleibol? De todos os desportos colectivos, este é aquele que apresenta uma maior semelhança com a organização de uma empresa.

Pense na empresa como um campo de voleibol onde todos os jogadores têm posições decisivas para o sucesso. Agora pense que é um desses jogadores e lembre-se que uma jogada em falso, para além de prejudicar a sua equipa pode destruir a sua carreira.Também não deve ficar receoso e tornar-se passivo- essa atitude pode gerar um desequilíbrio. No voleibol tem três jogadores que podem tocar na bola em cada jogada, mas os outros são igualmente importantes para marcar o ponto. Seja por bloqueios ou estratégias, cada um deve executar as suas funções para a vitória da equipa. Aplicando esta ideia à empresa, poderá ver resultados na melhoria da qualidade e produtividade em benefício do cliente. Uma empresa competitiva que se preocupa com detalhes e com o desempenho individual e colectivo dos seus colaboradores.

Novo emprego... novas caras...

Mudar de emprego implica sempre algum desconforto pela incerteza e ansiedade que gera. São novos colegas, novos métodos e responsabilidades, uma cultura organizacional e condições de trabalho diferentes.A adaptação obriga a um esforço da sua parte que, se for bem conduzido, será recompensado. Tenha como objectivo o progresso na sua carreira e encare as dificuldades como uma evolução.É sempre "estranho" o primeiro contacto com a equipa. Factores como insegurança e timidez podem estar presentes. Por isso, lembre-se que é importante a comunicação com os seus colegas. Comece por perceber como são chamados: se pelo nome próprio ou pelo último nome e procure utilizar uma linguagem natural. Revele-se uma pessoa simpática, procurando criar um clima de confiança e simpatia.Tente, também, evitar fazer críticas à empresa, tendo como base o seu antigo emprego.

O pesadelo das entrevistas

A entrevista é sempre um risco. Afinal, é dela que vai depender a sua carreira. Encha-se de coragem, prepare-se e esteja confiante. Naqueles "longos" minutos a sua vida pode mudar.

A própria situação da entrevista não é confortável. Chamam pelo seu nome e a partir do momento em que passa a porta já está a ser analisado. Pode ter um bom currículo, mas se não for capaz de impressionar é o suficiente para ser eliminado. O entrevistador vai tentar descobrir os seus pontos fortes e fracos. As inúmeras perguntas e algumas rasteiras vão colocá-lo à prova. É um jogo onde cada gesto, cada palavra vão determinar o resultado final da entrevista e a conquista do emprego.Esteja consciente destes dados, mas não pense que o entrevistador é um inimigo que o quer atacar. Adopte um comportamento calmo e seguro, revele as suas competências e afaste os medos. Prepare-se para as entrevistas e tenha em atenção factores como: interesse, motivações, funções que desempenhou e os serviços que pode oferecer. Se fez este "trabalho de casa", então respire fundo e descontraia-se. Se a entrevista correr mal encare-a como um treino para a próxima.